A Prefeitura de Manaus, por meio da Secretaria Municipal de Finanças, Planejamento e Tecnologia da Informação (Semef), iniciará, em 1º de janeiro de 2026, a adoção obrigatória do Emissor Nacional de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e).
A mudança atende ao artigo 62, da Lei Complementar nº 214/2025, que regulamenta a reforma tributária do consumo e estabelece a padronização nacional da emissão de documentos fiscais. A nova plataforma substituirá tanto o sistema “Nota Manaus” quanto a emissão da Nota Fiscal do Consumidor (NFC-e), emitida pela Secretaria de Estado da Fazenda do Amazonas (Sefaz-AM).
O subsecretário da Receita da Semef, Arminio Pontes, explica que a transição representa uma adequação necessária ao modelo nacional e já vem sendo acompanhada tecnicamente pela secretaria. “A partir de janeiro de 2026, todos os contribuintes que emitem documentos fiscais precisarão utilizar o Emissor Nacional para registrar suas operações. Isso inclui a Nota Fiscal de Serviços e a Nota Fiscal ao Consumidor. A Semef está realizando orientações internas e dialogando com setores empresariais e profissionais para garantir que todos conheçam os procedimentos que deverão adotar a partir da mudança”, afirmou o subsecretário.
Segundo Pontes, a emissão de notas referentes a competências até 31 de dezembro de 2025 seguirá sendo realizada nos sistemas atuais. Já as notas emitidas para competências a partir de 1º de janeiro de 2026 deverão, obrigatoriamente, ser registradas no ambiente nacional. A apuração e geração do Documento de Arrecadação Municipal (DAM) continuará sendo feita pelo sistema “Nota Manaus”.
Empresas que utilizam sistemas próprios ou integrados (ERPs) precisarão realizar ajustes técnicos, incluindo a migração do envio de arquivos em formato RPS para o padrão DPS nacional. A documentação técnica e os ambientes de testes já estão disponíveis no Portal da NFS-e Nacional (http://www.gov.br/nfse).
Integração
A padronização nacional da emissão de notas fiscais proporcionará maior integração entre os municípios e a União, permitindo que todas as NFS-e emitidas no país, a partir de 2026, sejam compartilhadas automaticamente com o ambiente nacional.
Com isso, o município de Manaus terá acesso, em tempo real, às notas emitidas em outras cidades que possuam incidência de ISS na capital, possibilitando a escrituração automática desses documentos.
A medida reforça o controle fiscal, aprimora a confiabilidade das informações e reduz falhas no registro de receitas. Ainda assim, os contribuintes deverão acompanhar mensalmente seu movimento e conta corrente tributária para verificar eventuais notas não capturadas pelo sistema, realizando o ajuste manual sempre que necessário.
Orientações
A Semef manterá orientação subsidiária à população por meio do atendimento 156 e do e-mail: nota.monitoramento@manaus.am.gov.br. Além disso, nos próximos dias, a Semef realizará eventos de capacitação destinados a esclarecer dúvidas e apoiar empresas, profissionais e desenvolvedores de sistemas na adaptação ao novo modelo.
A secretaria reforça a importância de que todas as empresas, contadores e profissionais se preparem com antecedência para garantir uma transição segura e sem interrupções na emissão de documentos fiscais.
Fonte: SEMEF/Manaus (Retirado do Meu Site Contábil)
Compartilhar
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
INFORMAÇÃO Contabilidade
Assessoria
Abertura de Empresa
Legalização
Trocar de Contabilidade
Comercial