Em mais um trabalho de combate à sonegação fiscal e práticas lesivas aos bons contribuintes, a Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz) promoveu nesta segunda-feira, 14, a ‘Operação Fisco Presente’ no município de Propriá. Desta vez, a ação teve como foco 40 estabelecimentos do comércio varejista, incluindo lojas de ferragens, boutiques, óticas e minimercados.
A operação contou com a participação de 30 auditores fiscais e teve o apoio da Companhia de Polícia Fazendária. As empresas fiscalizadas foram selecionadas por amostragem, a partir do trabalho de inteligência das equipes da Sefaz, após identificarem possíveis indícios de evasão fiscal.
Em todos os locais visitados os auditores fiscais verificaram a situação cadastral das empresas. Eles buscaram identificar se estavam funcionando nos endereços informados aos sistemas fazendários, a utilização correta dos meios eletrônicos de pagamento, sobretudo as máquinas de cartão, a existência de documentos fiscais de entrada e saída de mercadorias, e se os estabelecimentos estavam operando sem Inscrição Estadual, exigência obrigatória para a comercialização de produtos e emissão de notas fiscais.
Durante a operação, foram apreendidas quatro máquinas de cartão de crédito que não estavam vinculadas ao Cadastro Nacional de Pessoa Jurídica dos seus respectivos estabelecimentos. Os auditores realizaram também a contagem do estoque em oito empreendimentos, identificaram uma empresa funcionando sem inscrição estadual, e promoveram o cancelamento de oito companhias. Essas ações resultaram no recolhimento de R$ 103 mil aos cofres públicos.
Para a gerente de Fiscalização de Trânsito de Mercadorias da Sefaz, Roberta Argolo, as operações são essenciais para impedir a concorrência desleal no mercado. "Esse trabalho é fundamental para combater a sonegação e fomentar um ambiente de negócios pautado na legalidade e na integridade. Somente desta forma podemos valorizar aqueles que cumprem a legislação, recolhem seus impostos e contribuem para a economia", destacou
Esta é a terceira ‘Operação Fisco Presente’ realizada pela Sefaz em 2025. A primeira foi promovida no mês de fevereiro, junto a 37 estabelecimentos que comercializavam suplementos alimentares em Aracaju, Nossa Senhora da Glória, Lagarto e Itabaiana. Já a segunda aconteceu em março, e teve como foco 30 transportadoras de cargas localizadas em Aracaju, Estância, Tobias Barreto, Lagarto, Itabaiana e Nossa Senhora do Socorro.
Fonte: SEFAZ/SE (Retirado do Meu Site Contábil)
Compartilhar
Todos os direitos reservados ao(s) autor(es) do artigo.
Olá!
Escolha alguém do nosso time para conversar.
INFORMAÇÃO Contabilidade
Assessoria
Abertura de Empresa
Legalização
Trocar de Contabilidade
Comercial